Fóssil de dinossauro com ossos verdes será a atração principal no Museu de História Natural de Los Angeles

Autor

Por

Data

Publicado em 21/07/24 às 06:40

O único fóssil de dinossauro de ossos verdes já descoberto será a atração principal neste outono no Museu de História Natural de Los Angeles. “Gnatalie” (pronuncia-se Natalie) adornará a nova ala e o centro comunitário do Museu, onde seus restos esverdeados estarão em exibição para todos verem.

Fóssil de GnatalieFóssil de Gnatalie / Imagem: Reprodução

Além de ser o único fóssil de cor verde no planeta, Gnatalie – com seus impressionantes 23 metros de comprimento – é o esqueleto de saurópode mais completo na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Sua coloração incomum se deve ao preenchimento por celadonita, um mineral verde, durante o processo de fossilização. A celadonita se forma em condições vulcânicas ou hidrotermais que normalmente destroem ossos enterrados, o que significa que é muito raramente encontrada em fósseis. No caso de Gnatalie, acredita-se que o mineral tenha penetrado nos fósseis entre 50 e 80 milhões de anos atrás, quando a atividade vulcânica criou condições suficientemente quentes para que ele substituísse um mineral anterior – e assim, nasceu esta peculiaridade viridescente.

Reprodução artística do GnatalieReprodução artística do Gnatalie / Imagem: Reprodução

Descoberta nos Badlands de Utah em 2007, Gnatalie é, na verdade, uma montagem composta de cerca de 350 fósseis de seis animais, todos pertencentes à mesma espécie. Os espécimes eram dinossauros herbívoros de pescoço e cauda longos – semelhantes ao Diplodocus, mas de uma nova espécie – que vagavam pelo planeta há 150 milhões de anos, no final da Era Jurássica.

Nomeada no início deste ano após uma votação pública como uma homenagem aos insetos implacáveis que infestaram o local da escavação, Gnatalie será o maior dinossauro no Museu de História Natural de LA.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário