Nova espécie de mosassauro é descoberta no México

Por

Publicado em 26/11/23 às 06:44

Uma equipe de paleontólogos anunciou recentemente a identificação de uma nova espécie de mosassauro plioplatecarpus, denominada Yaguarasaurus regiomontanus, com base em um crânio quase completo encontrado na Formação Agua Nueva, localizada no México. Datando de aproximadamente 90 milhões de anos atrás, durante o período Turoniano do Cretáceo, este réptil marinho exibia uma tribuna longa e delgada, além de mandíbulas equipadas com dentes pequenos. Com um comprimento estimado de 5,2 metros, o Yaguarasaurus regiomontanus representa um dos primeiros grandes mosassauros conhecidos.

Yaguarasaurus regiomontanus / Imagem: Luis Rey

A descoberta foi realizada a sudoeste de Vallecillo, no estado de Nuevo León, México, cerca de 80 km ao norte de Monterrey. O crânio bem preservado foi extraído de uma camada de calcário laminado do membro superior da Formação Agua Nueva, conhecida por sua abundância de fósseis marinhos, formados em um ambiente de plataforma aberta sob condições anóxicas.

Os mosassauros, membros da família Mosasauridae, eram predadores totalmente aquáticos que habitavam os oceanos globais durante o Cretáceo Superior. Com mais de 40 gêneros reconhecidos, os maiores espécimes atingiam até 12 metros de comprimento. As relações filogenéticas dentro da família ainda são motivo de debate, compreendendo subfamílias como Halisaurinae, Mosasaurinae, Tylosaurinae e Plioplatecarpinae.

Fóssil Yaguarasaurus regiomontanus / Imagem: Rivera-Sylva et al

O Yaguarasaurus regiomontanus pertence à subfamília Plioplatecarpinae e é o primeiro registro dessa espécie no México. O crânio, considerado o mais completo das Américas, fornece informações cruciais sobre a evolução e diversificação dos mosassauros plioplatecarpinas durante a era Turoniana do Cretáceo. Sua semelhança com o Yaguarasaurus columbianus do Turoniano de Columbia sugere relações próximas, mas características derivadas indicam uma possível afinidade com plioplatecarpinas posteriores.

O estudo sobre a descoberta do Yaguarasaurus regiomontanus foi publicado no Journal of South American Earth Sciences.

Ver Comentários