Novo dinossauro blindado com lâminas ósseas pelo corpo é descoberto no Reino Unido
Por sandro
Publicado em 25/06/23 às 07:07
Um grupo de paleontólogos descobriram na Formação Wessex, na Ilha de Wight, costa sul da Inglaterra, restos fósseis de uma nova espécie de dinossauro que possuía estruturas semelhantes a lâminas ao redor do corpo.
Batizado de Vectipelta barretti, em homenagem ao renomado paleontólogo Paul Barrett, o espécime é pertencente a família dos anquilossauros, enormes herbívoros que andavam sobre quatro patas e possuíam corpos largos altamente blindados.
Inicialmente, os pesquisadores pensaram que o novo espécime se tratava de um Polacanthus, uma das outras duas espécies de anquilossauros que já foram encontrados na Formação Wessex. Mas uma analise mais detalhada revelou várias características únicas no fóssil do Vectipelta que permitiu classificá-lo como uma nova espécie de dinossauro blindado.
Ele [ V. barretti ] é realmente muito distinto de Polacanthus. Tem características no pescoço e nas vértebras traseiras que diferem, enquanto também tem mais pontas recurvadas e semelhantes a lâminas que não vemos no material Polacanthus que temos……disse Susannah Maidment, paleontóloga coautora da descoberta.
Quando colocamos o Vectipelta em uma grande análise evolutiva para descobrir a relação de todos esses diferentes dinossauros, descobrimos que Polacanthus e Vectipelta não são realmente muito próximos. Eles estão realmente muito distantes em termos de evolução do anquilossauro, então é realmente muito claro que esta é uma espécie diferente……finaliza Susannah.

Segundo os paleontólogos, o Vectipelta barretti viveu durante o período Cretáceo Inferior, aproximadamente 125 milhões de anos atrás quando a Ilha de Wight era parte de uma planície cortada por rios. Seus restos fósseis foram escavados em 1993 por um colecionador particular e vendido a Dinosaur Isle Museum em 2021, o que permitiu que ele fosse estudado.
A pesquisa completa foi publicada na revista Systematic Palaeottology.
