Animação da NASA mostra a grandiosidade dos monstruosos buracos negros do Universo
Por sandro
Publicado em 15/05/23 às 07:10
A NASA divulgou nessa semana uma animação bastante interessante mostrando o quão monstruosos são os buracos negros que residem em nosso universo conhecido.
Escondendo-se no centro da maioria das grandes galáxias, incluindo a nossa própria Via Láctea, esses monstros contêm entre 100.000 e dezenas de bilhões de vezes mais massa do nosso Sol, gerando uma gravidade tão poderosa que qualquer luz que cruze o horizonte de eventos – o ponto sem retorno do buraco negro – fica presa para sempre, e qualquer luz que passe perto dela é redirecionada pela sua intensa gravidade.
Na animação, a NASA usa nosso Sol como ponto de referência para o tamanho dos buracos negros. Começando perto do Sol, a câmera recua constantemente para comparar buracos negros cada vez maiores com diferentes estruturas em nosso sistema solar. O primeiro é o 1601+3113, um buraco negro com a massa de 100.000 sóis localizado no centro de uma galáxia anã. A matéria nesse buraco negro é tão comprimida que até a sua sombra é menor que o nosso Sol.
Seguindo o vídeo, vemos dois buracos negros monstruosos na galáxia conhecida como NGC 7727. Localizados a cerca de 1.600 anos-luz um do outro, um pesa 6 milhões de massas solares e o outro mais de 150 milhões de sóis. Os astrônomos dizem que o par se fundirá nos próximos 250 milhões de anos num dos maiores eventos do universo.
Na escala maior da animação está o buraco negro da galáxia M87, agora com uma massa atualizada de 5,4 bilhões de sóis. Sua sombra é tão grande que mesmo um raio de luz – viajando a 670 milhões de milhas por hora (1 bilhão de quilômetros por hora) – levaria cerca de dois dias e meio para atravessá-la. Por fim, o vídeo termina com TON 618, um dos poucos buracos negros extremamente distantes e maciços para os quais os astrônomos têm medições diretas. Este gigante contém mais de 60 bilhões de massas solares e possui uma sombra tão grande que um feixe de luz levaria semanas para atravessá-la.