Antigo parente dos crocodilos com 215 milhões de anos é encontrado na Groenlândia

Por

Publicado em 02/04/23 às 07:07

Uma nova espécie de fitossauro, um réptil parecido com um crocodilo que viveu há mais de 215 milhões de anos, foi descoberta na Groenlândia por uma equipe de dinamarqueses, alemães e portugueses.

Nomeado Mystriosuchus Alleroq, os restos do animal foram descobertos durante uma expedição feita à Groenlândia Oriental em 2012, região que tem sido explorada por paleontólogos desde o início do século XIX, mas somente agora foi oficializada com a publicação no reputado Journal of Vertebrate Paleontology.

Segundo Octávio Mateus, professor na Universidade Nova de Lisboa e um dos investigadores que fizeram a descoberta, o fóssil encontrava-se num “local que continha pelo menos quatro fitossauros numa única camada de ossos, o que é raro e espetacular”.

Após separá-los e analisá-los, foi possível identificar bebés, jovens e adultos nessa camada,  incluindo um exemplar nunca visto antes.

Local de escavação na Groenlândia/ Imagem: Reprodução

Camada rochosa contendo ossos de 4 Fitossauros/ Imagem: Reprodução

Os fitossauros viveram no Triássico em quase todos os continentes, incluindo Antártida e Oceânia, e assemelhavam-se aos crocodilos. Viveram como os répteis atuais, mas não estão intimamente relacionados com eles.

Uma das grande diferença  entre as espécies é que os Fitossauros tinham o nariz retraído para a parte posterior do crânio, perto dos olhos, enquanto os crocodilos atuais possuem o nariz na ponta do focinho.

Reprodução artística do Fitossauro/ Imagem: FCT NOVA

Imagem /Victor Carvalho

Ver Comentários