Pesquisadores descobrem novo dinossauro com pescoço de 15 metros
Por sandro
Publicado em 26/03/23 às 07:09
Pesquisadores publicaram no último dia 15 de março no Journal of Systematic Palaeontology, a descoberta de um novo tipo de dinossauro que tinha um dos – senão o maior – pescoço de todo o mundo dos dinossauros.
Intitulado Mamenchisaurus sinocanadorum, o gigante surópode viveu a cerca de 162 milhões de anos na região Autônoma Uigur, no noroeste da China e em sua fase adulta possuía um pescoço com nada menos que 15 metros de comprimento.
Segundo Andrew Moore, paleontólogo da Stony Brook University (EUA) e integrante da pesquisa, o tamanho do pescoço desses animais equivale ao de 6 girafas adultas. Graças a essa peculiaridade, esses gigantes eram comedores de folhas bastante eficiente, capaz de pastar enormes volumes de comidas localizadas em grandes alturas.
O longo pescoço do Mamenchisaurus sinocanadorum, como o de outros saurópodes, teria tornado o animal um forrageador eficiente, capaz de pastar nos enormes volumes de vegetação necessários para abastecer um corpo tão grande antes de passar para o próximo local rico em vegetação, disse o principal autor do estudo Andrew Moore, paleontólogo da Universidade de Stony Brook, em Nova York, EUA.
Os primeiros restos fósseis do animal foram descobertos em 1987 e incluíam um osso da mandíbula, algumas costelas e vértebras do pescoço. Para estipular o tamanho do animal, os pesquisadores compararam os achados com ossos de outros saurópodes, resultando num animal com cerca de 18 vértebras cervicais e costelas com cerca de 4 metros na área da garganta, responsáveis por sustentar e prevenir danos ao enorme pescoço do animal.