Cometa mais brilhante que as estrelas se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu

Por

Publicado em 12/03/23 às 06:53

Um novo cometa descoberto no início de 2023 poderá oferecer um espetáculo no céu noturno em 2024. Batizado de C/2023 A3, o corpo celeste tem potencial de apresentar um brilho tão intenso que será maior do que o das estrelas vistas atualmente no céu noturno.

Descoberto de forma independente pelo projeto do telescópio Earth-impact Asteroid Delayed Warning System, na África do Sul, e também por astrônomos do Observatório da Montanha Púrpura, na China, o cometa encontra-se atualmente entre Saturno e Júpiter.

Segundo os pesquisadores, o objeto orbita o Sol uma vez a cada 80.660 anos à uma velocidade de 290.000 quilômetros por hora. As primeiras observações indicam que ele possuí uma cauda pequena e uma coma, uma nuvem de poeira e gás que circunda seu núcleo extremamente compacto.

Imagens do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) capturadas em 24 de fevereiro de 2023 por Филипп Романов (Filipp Romanov) usando o telescópio remoto iTelescope.net.

A estimativa dos cientistas é que o cometa será visível a olho nu da Terra no segundo semestre de 2024, inclusive no hemisfério sul. Caso não se parta conforme se aproxima do nosso planeta, ele poderá ser observado através de telescópios amadores a partir de junho de 2024. A olho nu somente em setembro, quando o cometa estará mais próximo do nosso planeta.

Ver Comentários