Cratonavis_zhui

Fóssil encontrado na China pode ajudar a explicar transição dos dinossauros para as aves

Autor

Por

Data

Publicado em 08/01/23 às 07:17

Os cientistas já sabem a tempos que a maioria dos dinossauros evoluíram para aves. No entanto, a forma como as características dos grandes répteis foram sendo transformadas até se tornarem as aves modernas ainda desafia os estudiosos, ao menos até agora.

Um recém descoberto esqueleto de 120 milhões de anos, na China, pode ajudar os cientistas a entender um pouco mais desse complicado processo evolutivo. O fóssil de um Cratonavis zhui traz uma série de características interessantes que misturam traços de dinossauros e aves modernas.

Os restos fossilizados foram encontrados durante escavações no norte da China e indicam que o animal viveu durante o período cretáceo, que marcou o fim da Era dos Dinossauros. As características corporais desta espécie chamam bastante atenção por possuir uma cabeça de dinossauro – semelhante a um Tiranossauro – e um corpo emplumado parecido com as aves de hoje em dia.

Cratonavis zhuiCratonavis zhui (Wang Min)

Afim de compreender melhor essas características, uma equipe da Academia Chinesa de Ciências usou tomografia computadorizada de alta resolução para escanear o fóssil do dinossauro e criar uma versão digital do seu esqueleto. O resultado apontou para a combinação incomum do crânio acinético de um dinossauro com o esqueleto de uma ave. A cinese é uma característica comum nas aves modernas e permite o movimento do bico de forma independente da caixa craniana.

Após várias analises, os pesquisadores chegaram a conclusão que o fóssil de Cratonavis zhui ainda não atingiu o estágio de cinese das aves modernas, mas seu esqueleto já trazia grandes similaridades, ou seja, vários aspectos que encontramos nas aves modernas já estavam começando a aparecer nesse espécime.

fossil Cratonavis zhuiFóssil de Cratonavis zhui (Wang Min)

No estudo publicado no periódico Nature Ecology & Evolution, os cientistas destacam que embora o fóssil do Cratonavis zhui tenha várias características semelhantes as aves modernas, elas não caracterizam “um trampolim que leva o mundo dos dinossauros para o das aves, mas sugere formas de transição”. O mais provável é que a evolução das aves, de modo geral, não tenha se dado por um único caminho, mas sim por uma ampla variedade de caminhos que culminaram nas aves modernas que vemos hoje em dia. As características vistas no fóssil do Cratonavis zhui, foi apenas um desses caminhos.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário