Cientistas encontram primeira evidência de um dinossauro comendo um mamífero

Por

Publicado em 23/12/22 às 16:33

Ao reanalisar um fóssil encontrado a mais de 20 anos, uma equipe internacional de cientistas liderada pelo dr. David Hone, da Universidade Queen Mary, em Londres, descobriram a primeira evidência de um dinossauro comendo um mamífero. A descoberta foi publicada na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

Segundo os cientistas, o fóssil – que pertence a uma espécie de Microraptor conhecida como Zhaoianus – possuí em sua caixa torácica um pequeno pé que pertencia a uma espécie de mamífero, muito semelhante a um camundongo moderno.

O pé foi encontrado logo atrás das costelas fossilizadas do Zhaoianus, o que indica que o animal havia se banqueteado com partes do mamífero antes de morrer.

Imagem/ Dr. Dave Hone

Imagem/ Dr. Dave Hone

É muito raro encontrar exemplos de comida dentro de dinossauros, então cada um deles é realmente importante, pois fornece evidências diretas do que eles estavam comendo, disse David Hone, da Queen Mary University of London e principal autor do estudo.

Este estudo retrata um momento fascinante no tempo, o primeiro registro de um dinossauro comendo um mamífero, mesmo que não seja tão aterrorizante quanto qualquer coisa no Jurassic Park, afirmou.

Os Microraptores viveram nas florestas do que é hoje a China entre 125 e 113 milhões de anos atrás. Eles eram animais bem pequenos, semelhante em tamanho a um corvo moderno.

Embora se movessem sobre duas pernas, algumas espécies acabaram adquirindo penas, o que permitiram a eles voar de árvores em árvores em busca de comida.

Acredita-se que o pequeno mamífero encontrado dentro Zhaoianus vivia no chão e não possuía boas habilidades de escalada, o que o tornava uma das presas preferidas dos microraptores.

Imagem/ Dr. Dave Hone

Ver Comentários