diplodoco

Nova pesquisa revela que ancestrais do diplodoco podem ter sido comedores de carne

Autor

Por

Data

Publicado em 18/12/22 às 07:15

Diplodocus, um gênero de dinossauros saurópodes diplodocídeos podem ter sido um dos maiores vegetarianos da história. No entanto, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Bristol aponta que os ancestrais desses gigantes vegetarianos podem ter se banqueteado com carne.

Ao analisar cerca de 11 dentes das primeiras espécies de dinossauros, incluindo Ngwevu intloko, um ancestral de pescoço longo dos saurópodes  e o Lesothosaurus diagnosticus, um dos primeiros dinossauros com “quadril de pássaro”, Antonio Ballell Mayoral, principal autor da pesquisa, descobriu que algumas espécies podem ter se banqueteado com carne antes de evoluírem para comedores de plantas.

Lesothosaurus diagnosticusLesothosaurus diagnosticus

Ballell e sua equipe fizeram modelos computacionais com base em 11 dentes que possuem mais de 200 milhões de anos e compararam sua mordida com base nas características dentárias e dietas de 47 espécies de répteis vivos, como iguanas, lagartixas, cobras e crocodilos. O resultado foi o mais surpreendente possível.

Enquanto o Ngwevu intloko e outros parentes primitivos dos saurópodes provavelmente eram herbívoros, aqueles que viveram ainda mais cedo – como Buriolestes schultzi, que perambulou até 237 milhões de anos atrás – parecem ter sido carnívoros com base em suas curvas e lâminas dentárias. Os dentes desse espécime são semelhantes aos do dragão de Komodo de hoje em dia, que se alimenta principalmente de carne.

Dentes dinossauros

Buriolestes schultziDentes do Buriolestes schultzi, antigo parente dos dos saurópodes

Os autores da pesquisa – que foi publicada na revista Science Advances -, afirmam que a diversidade alimentar inicial dos dinossauros foi fundamental em sua ascensão e domínio posterior, permitindo que eles se adaptassem às mudanças climáticas e aos recursos alimentares.

Com uma dieta variada, os primeiros dinossauros conseguiram sobrepujar seus concorrentes, mudando de carnívoros para herbívoros ou vice-versa.

Há muito tempo nos perguntamos como os primeiros dinossauros foram capazes de sobreviver a seus concorrentes e dominar o mundo. Este novo estudo usa métodos de ponta para estudar as dietas dos dinossauros mais antigos em detalhes nunca antes vistos, disse Ballell.

Parece que os primeiros dinossauros provavelmente eram carnívoros e que diferentes grupos de dinossauros mudaram suas dietas ao longo do tempo, e isso pode ter ajudado a impulsionar sua diversificação, disse Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo.

Alguns dos dinossauros mais antigos já estavam experimentando uma grande variedade de alimentos e estilos de alimentação, e tenho certeza de que isso deve ter desempenhado um papel importante em ajudar os dinossauros a preencher tantos nichos e a se tornarem tão bem-sucedidos.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário