‘Dinossauro anão’ que viveu há 70 milhões de anos é descoberto na Romênia
Por sandro
Publicado em 04/12/22 às 07:15
Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pelo paleontólogo Felix Augustin, da Universidade de Tübingen (Alemanha), descobriu uma nova espécie de dinossauro com cabeça achatada que viveu há cerca de 70 milhões de anos atrás no que é hoje a Romênia.
Nomeado Transylvanosaurus platycephalus (réptil de cabeça chata da Transilvânia), o espécime tinha cerca de dois metros de comprimento e pertencia a família Rhabdodontidae, cujos parentes próximos eram os Iguanodontes.
Por viver em uma ilha – uma vez que a região da Romênia era um arquipélago tropical a cerca de 70 milhões de anos -, o espécime adquiriu certas características que o colocam na subordem de “dinossauros anões”, espécimes que ao viveram isolados em ilhas , tornam-se anões ou atrofiados devido a escassez de recursos no ambiente onde vivem.
Segundo os pesquisadores, o Transylvanosaurus viveu ao lado de outros répteis, como crocodilos e tartarugas. Seus restos fósseis foram desenterrados em 2007 no leito de um rio na Bacia Hateg, na Roménia, local cujos sedimentos ajudaram a preservar os ossos do dinossauro.
Se o dinossauro tivesse morrido e simplesmente ficado no chão em vez de ser parcialmente enterrado, o clima e os necrófagos logo teriam destruído todos os seus ossos e nunca teríamos descoberto sobre isso, disse Felix Augustin, coautor do estudo.
Nenhum dos ossos descoberto tinha mais de 12 centímetros, mas eles foram capazes de revelar uma quantidade notável de detalhes sobre o pequeno herbívoro.
O estudo completo da descoberta foi publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.