Nasa confirma sucesso da missão DART e mudança na órbita do asteroide Dimorphos
Por sandro
Publicado em 16/10/22 às 07:01
Pela primeira vez na história, a humanidade foi capaz de mudar a trajetória de um corpo celeste. A informação foi revelada oficialmente pela NASA nesta última quinta-feira (13), quando a agencia espacial revelou que a missão DART foi um sucesso e conseguiu mudar a trajetória do asteroide Dimorphos.
CONFIRMADO: O impacto de uma espaçonave (DART) com o asteroide Dimorphos, mudou a órbita em 32 minutos – Essa é a primeira vez na história que humanos conseguem mudar a órbita de um objeto celeste no espaço pic.twitter.com/G2MMVc5UbW
— Astronomiaum (@Astronomiaum) October 11, 2022
Localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, Dimorphos orbita um asteroide muito maior, o Didymos. O objetivo da Nasa era fazer com que o período orbital de Dimorphos diminuísse em 73 segundos após a sonda DART se chocar com o asteroide, o que confirmaria o sucesso da missão. No entanto, o resultado foi muito melhor do que o esperado. O impacto diminuiu o período orbital do asteroide em volta do seu irmão maior em 32 minutos.
Antes do impacto, Dimorphos orbitava Didymos uma vez a cada 11:55 h. Após o impacto, uma órbita leva apenas 11:23 h, um ganho 25 vezes maior do que o esperado, gerando uma alteração de 4% no período orbital do asteroide, com uma margem de erro de dois minutos.
Segundo a Nasa, o Dimorphos não representa nenhum risco a Terra. A missão DART foi criada para testar uma técnica de defesa planetária para desviar a rota de possíveis asteroides que possam vir em nossa direção. Com o sucesso da missão, a agência espacial espera testar a técnica em outros corpos celestes.
