Maior dinossauro já encontrado no mundo ganha exposição em São Paulo
Por sandro
Publicado em 12/09/22 às 16:53
O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, recebe até o dia 4 de dezembro a exposição “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo”, uma amostra inédita que traz pela primeira vez ao Brasil uma réplica do maior esqueleto de dinossauro já encontrado na história da paleontologia.
Pertencente ao espécime Patogotitan mayorum, que na fase adulta chegava a medir cerca de 40 metros de comprimento e pesar 70 toneladas, a réplica quase não coube no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque do Ibirapuera, que possuí 2.700 m².

O pescoço e o rabo precisaram ser montados como se ele estivesse meio abaixado, para caberem no salão de 6 metros de altura, conta Júlio César Figueiredo, sócio da Atual Produções, que será responsável pela exposição do Patagotitan.
Era um animal invulnerável. Os dentes eram como rastelos, para que pegasse só as folhas por entre os galhos. Os dinossauros existiram por milhões de anos em um mundo em brutal transformação, com muitos vulcões ativos e impactos de asteroides. Eram ‘superanimais’: tinham respiração sofisticada, cresciam rapidamente. Isso possibilitou que reinassem pelos continentes durante toda a Era Mesozoica, disse Luiz Eduardo Anelli, paleontólogo, professor do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo) e curador da exposição.

Além da réplica do animal, os visitantes também poderão conhecer outros 15 espécimes, incluindo o dinossauro mais antigo já descoberto, o Buriolestes schultzi, que viveu a cerca de 233 milhões de anos e foi encontrado em 2015 na Formação Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A exposição ficará disponível até 4 de dezembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. O horário de funcionamento será de terça a sexta das 10h às 19h40, sábado e domingo das 9h às 19h40, com preços de R$ 40,00 (sábado) e R$ 50,00 (domingo).
