Dinossauro brasileiro é representado pela primeira vez em um documentário
Por sandro
Publicado em 30/05/22 às 09:41
Na última sexta-feira (27), quando foi exibido o episódio “Florestas” da série documental Prehistoric Planet, os brasileiros finalmente puderam ver representado em toda a sua magnitude um dos maiores dinossauros descoberto em nosso país. Trata-se do Austroposeidon magnificus, um saurópode que chegava a atingir 25 metros de comprimento.
Descoberto em 1953 por Llewellyn Price, na cidade de Presidente Prudente, no sudoeste do estado de São Paulo, o animal foi possivelmente o maior comedor de folhas que caminhou sobre o território brasileiro.
Sua aparência no documentário é apenas uma especulação pois apenas duas vértebras do final do pescoço e uma vértebra dorsal foram encontradas até agora.
Para criar o “dino”, a equipe do documentário Prehistoric Planet usou fósseis de outros saurópodes brasileiros, como o Tapuiassauro, um tiranossauro que viveu na região onde hoje é Minas Gerais – e o resultado ficou muito bom, de acordo com a paleontóloga Kamila Bandeiras.
Apesar de não ser uma espécie muito próxima do Austroposeidon, dentro de todos os titanossauros quem tem o crânio melhor conservado é o Tapuia, disse Kamila.
A representação ficou muito boa, inclusive seu comportamento e modo como caminha entre as árvores.
Com produção executiva de Jon Favreau, narração do consagrado naturalista britânico David Attenborough e trilha sonora do renomado compositor Hans Zimmer, Prehistoric Planet leva os espectadores a uma viagem pelos quatro canto do planeta no fim do período cretáceo, passando por florestas, desertos, oceanos e terras geladas.