Prehistoric Planet | Nova série da Apple TV+ promete ser a reconstrução mais convincente da Era dos dinossauros
Por sandro
Publicado em 17/05/22 às 07:50
Desde sua classificação em 1842 por Richard Owen, considerado o segundo naturalista mais importante da era vitoriana depois de Charles Darwin, os dinossauros sempre foram descritos como grandes lagartos sanguinários com escamas. No entanto, a mais nova série do serviço de streaming Apple TV+ que estreia no próximo dia 23 de maio, Prehistoric Planet (Planeta Pré-Histórico), promete mudar essa caracterização trazendo a reconstrução artística mais convincente da Era dos Dinossauros feitas até hoje.
Com narração do consagrado naturalista britânico sir David Attenborough, a série documental retratará a biodiversidade do planeta há 66 milhões de anos atrás, no fim do período Cretáceo. Em vez de dinossauros com escamas, os espectadores serão apresentados a uma reconstrução mais fiel desses répteis gigantescos, com espécimes com o corpo coberto de penas em vez de escamas como foram caracterizados nas últimas décadas.
Jon Favreau, que dirigiu os sucessos “Mogli: O Menino Lobo” e “O Rei Leão”, é o grande diretor dessa produção. Segundo ele, tudo que foi aprendido nas duas produções computadorizadas da Disney foi mesclado com a experiência da BBC em retratar a vida selvagem em seus documentários. Na pratica, os episódios parecerão familiar para todos que já tenham assistido as grandiosas cenas da Savana Africana ou da Antártida narradas por Attenborough.
O que nós fizemos foi juntar o que eu aprendi fazendo esses filmes de live action da Disney com a tremenda experiência da BBC em seus documentários sobre vida selvagem, disse Favreau em entrevista coletiva.
Os espectadores acompanharão o drama de várias espécies, como achar um parceiro, comida, escapar de um predador ou mesmo garantir a sobrevivência de suas crias. A sensação será como se alguém tivesse voltado no tempo e filmando esses animais em seu ambiente selvagem, com seus comportamentos únicos e improváveis.
Em tese, quando você está criando a cena com tecnologia, dá para mostrar os animais do ângulo e do jeito que você quiser, mas não é isso o que acontece num documentário de vida selvagem, justamente por causa do comportamento dos animais e do ambiente onde estamos, explica Tim Walker, chefe dos roteiristas da série.
Fizemos questão de ter essas mesmas restrições você nunca vai ver algo que seria impossível de filmar na vida real.
Prehistoric Planet contará com um total de 5 episódios que estreiam diariamente entre os dias 23 e 27 de maio. Não está claro ainda se a série contará com uma segunda temporada.