Dois embriões de dinossauros perfeitamente preservados são encontrados na China
Por sandro
Publicado em 16/05/22 às 07:48
Pesquisadores chineses que exploravam a Bacia de Ganzhou, na província chinesa de Jiangxi, descobriram dois ovos fossilizados de dinossauros que continha em seu interior dois embriões perfeitamente preservados da espécie conhecida como “bico de pato”.
Apelidados de “Ying Baby” pelo Museu de História Natural Yingliang Stone e com data estimada de 72 milhões de anos, os embriões são os mais bem preservados já encontrados no mundo da espécie “bico de pato”. Os ovos possuem um diâmetro de cerca de 9 centímetros e um volume total de 660 mililitros. O embrião preenche cerca de 40% do óvulo, de acordo com a pesquisa publicada na revista BMC Ecology and Evolution.
Segundo os pesquisadores, o achado ajudará a entender melhor como a espécie se reproduzia e evoluía. É um achado único pois é difícil encontrar embriões tão bem preservados. A princípio, estima-se que pelos ovos serem pequenos, a espécie bico de pato tinha um desenvolvimento corporal demorado, quando comparado com outras espécies de dinossauros, o que acarretava em muitos anos para eles atingirem seu tamanho máximo.
Com base nos embriões fossilizados, os pesquisadores estimam que eles podem pertencer à apenas três espécies de dinossauros “bico de pato”: Hypacrosaurus stebingeri, Maiasaura peeblesorum ou Saurolophus angustirostris, todos oriundos do final do período Cretáceo.