Fragmento do asteroide que causou extinção dos dinossauros pode ter sido encontrado preservado em âmbar
Por sandro
Publicado em 14/05/22 às 07:16
Um pequeno fragmento do asteroide que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos atrás parece ter sido encontrado durante escavações na Formação Hell Creek, em Dakota do Norte.
O fragmento foi localizado dentro e um pedaço de âmbar ao lado de outros fósseis, que aparentemente também sofreram com o impacto do asteroide, como uma tartaruga empalada com um pedaço de madeira, uma perna de dinossauro que foi arrancada com o choque do impacto, incluindo vários fósseis de peixes que possivelmente engoliram detritos do asteroide.

Robert DePalma, paleontólogo à frente da descoberta, revelou que após analises do fragmento – que será realizado por outros cientistas – se ele se revelar como sendo parte da rocha espacial que extinguiu os dinossauros, os cientistas finalmente poderão saber sua origem, que comumentemente é descrito como oriundo do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
A pesquisa completa, incluindo o momento da descoberta do fragmento é relatado no novo documentário da PBS chamado “Dinosaur Apocalypse”, apresentado pelo naturalista britânico David Attenborough que estreou no último dia 11 de maio.
