Pesquisadores encontram primeiro ninhal de dinossauro no Brasil
Por sandro
Publicado em 28/03/22 às 16:50
Paleontólogos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anunciaram a descoberta do primeiro sítio de nidificação de dinossauros no Brasil.
Localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o ninhal possuí cerca de 20 ovos que os pesquisadores identificaram como pertencente ao titanossauro, grandes herbívoros de até 13 toneladas que habitaram a região entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo.
Segundo João Ismael da Silva, servidor da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba e técnico em paleontologia da UFTM, um dos principais envolvidos na descoberta, desde 1951 quando Uberaba entrou para o mapa da paleontologia após o achado de um ovo esférico de titanossauro, apenas ovos isolados de dinossauros tinham sido encontrados. Nunca uma quantidade tão grande foi identificada num único local, o que faz desta descoberta a mais importante nas últimas décadas na região.
Conforme relatou os pesquisadores, com o encerramento das atividades de uma mineradora francesa que explorava calcário na região, será possível estudar melhor a área do achado, podendo até encontrar uma nova “Auca Mahuevo”, área localizada na Patagônia que abriga milhares de ovos de dinossauros.
O estudo completo da descoberta foi publicado no último dia 24 de março na revista científica “Scientific Reports”. Os ovos encontrados em Uberaba foram submetidos a exames de tomografia computadorizada, mas não foram achados vestígios de embriões dentro deles.