Novo dinossauro com armadura de espinhos é descoberto na China

Por

Publicado em 20/03/22 às 07:16

Investigadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Yunnan, China, anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro com armadura de espinhos que habitou a região a cerca de 192 milhões de anos atrás, no inicio do Jurássico.

Nomeado Yuxisaurus kopchicki, o espécime tinha um tamanho médio e era todo coberto de espinhos afiados, possuindo ainda um corpo mais robusto do que seus parentes mais próximos.

Seus restos fósseis foram encontrados em 2017 na região de Yuxi, na província de Yunnan, e incluía pedaços do crânio, mandíbulas, membros e placas de armadura.

Segundo os pesquisadores, este é o primeiro dinossauro com armadura nomeado em todo o continente asiático e seu descobrimento ajudará a entender melhor como este grupo de dinossauro espalhou-se pelo mundo após se surgimento.

Este é o primeiro dinossauro blindado a ser nomeado de todo o continente asiático e ajuda a mostrar como o grupo se espalhou pelo mundo logo após seu surgimento há alguns milhões de anos.

Os espinhos serviram a vários propósitos: desviar as mandíbulas e dentes da maioria dos predadores, além de possivelmente ser uma ferramenta para se exibir para outros membros de sua própria espécie durante disputas territoriais ou por parceiros, disse Paul Barrett, pesquisador do Museu de História Natural de Londres.

O estudo completo da descoberta foi publicado no periódico científico eLife.

Ver Comentários