Dinossauro sem braços é encontrado por paleontólogos na Argentina

Autor

Por

Data

Publicado em 23/02/22 às 16:22

Paleontólogos argentinos encontraram na Formação Los Blanquitos, noroeste da Argentina, um crânio fossilizado de dinossauro que se mostrou pertencer a uma nova espécie “sem braços”.

Nomeado Guemesia ochoai, o animal – que viveu na região da Argentina a cerca de 70 milhões de anos atrás – possuía braços tão curtos que eles serviam apenas para adornar seu corpo.

Guemesia-ochoaiAinda não há representação artística do Guemesia ochoai. Os paleontólogos afirmam que ele se parece com o Carnotaurus sastrei, mostrado na imagem, mas com crânio menor e sem chifres.

Segundo os paleontólogos, o espécime pertence à família dos abelissaurídeos, enormes carnívoros que dominavam a América do Sul, Índia, África e Europa durante o Cretáceo. Os membros desse grupo possuí o característico “braço curto”, mas este espécime especifico possuí os braços ainda mais curtos, não servindo praticamente para nada.

Os cientistas acreditam que os braços são vestígios do passado da espécie, mas acabaram se tornando inúteis e atrofiaram com o passar do tempo.

A pesquisa completa foi publicada no Journal of Vertebrate Paleontology.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário