Fóssil gigante de “dragão-marinho” é encontrado no Reino Unido
Por sandro
Publicado em 11/01/22 às 16:29
Paleontólogos ingleses anunciaram a descoberta de um enorme fóssil de Ictiossauro no condado de Rutland, nas Midlands Orientais Inglesas (Reino Unido). Esse é o maior e mais completo fóssil do animal encontrado no país, medindo cerca de 10 metros de comprimento e com um crânio pesando mais de uma tonelada.

A descoberta foi feita durante uma drenagem de rotina em fevereiro de 2021 por Joe Davis, líder da equipe de conservação da Rutland Wildlife Trust. A escavação do fóssil ficou a cargo do paleontólogo Dean Lomax, que já estudou e escavou vários fósseis de Ictiossauros.
Gigante de 180 milhões de anos
Chamados de dragões marinhos por conta dos dentes e olhos muito grandes, os primeiros ictiossauros foram descobertos pela caçadora de fósseis e paleontologista Mary Anning no início do século XIX.
A família desses animais chegam a mediar de 1 à 25 metros de comprimento. O espécime descoberto em Rutland – Temnodontosaurus trigonodon – possuí cerca de 180 milhões de anos e é o maior já descoberto no Reino Unido. Sua aparência se assemelham aos golfinhos e durante seu reinado, eram os predadores do topo da cadeia alimentar.

