Novo parente do Velociraptor é descoberto na Inglaterra

Por

Publicado em 26/12/21 às 06:58

Um novo gênero de dinossauro semelhante a um pássaro e com enormes garras cortantes acaba de ser descoberta na Ilha de Wight, no Reino Unido.

Batizado de Vectiraptor greeni, em homenagem ao colecionador Mike Green, que encontrou seus fósseis na costa sul de Wight em 2004, o novo espécime foi descrito como um parente antigo e mais robusto do conhecido Velociraptor. Media cerca de 3 metros de comprimento e habitava as enormes florestas que cobriam a Terra no período geológico do Cretáceo Inferior, cerca de 125 milhões de anos atrás.

Segundo os paleontólogos, o espécime era emplumado e pertencia a um grupo de dromeossaurídeos (dinossauros carnívoros considerados os parentes mais próximos das aves). Tinha um porte físico extremamente avantajado e caçava presas maiores do que ele mesmo.

Por possuir uma estrutura física incomum, ele era capaz de matar suas presas quase que instantaneamente, sendo um dos predadores mais letais do período Cretáceo.

Os ossos têm paredes grossas e são enormes. Ele claramente não caçava presas pequenas, mas animais tão grandes quanto ele ou até maiores, explicou o cientista que liderou a pesquisa no Centro Milner para Evolução da Universidade de Bath, Nick Longrich.

Ver Comentários