Dinossauro com cauda repleta de lâminas é encontrado no Chile
Por sandro
Publicado em 04/12/21 às 15:44
Cientistas da Universidade do Chile anunciaram nesta quarta-feira (1) a descoberta de uma nova espécie de dinossauro blindado que possuía uma cauda bastante peculiar.
Nomeado Stegouros elengassen – que significa “besta blindada de cauda telhada” – o espécime possuía no fim de sua cauda sete pares de lâminas dispostas lado a lado, algo até então inédito neste tipo de espécime. O animal viveu há cerca de 74 milhões de anos na área da atual Patagônia e conviveu com os grandes herbívoros da região, incluindo alguns dos mais letais predadores de que se tem notícia.
Inicialmente os pesquisadores pensaram se tratar de um estegossauro, mas análises posteriores acabaram revelando que o espécime era na verdade um anquilossauro, o que acabou por confirmar a tese de que esses enormes dinos-blindados também dominaram a América do Sul no passado.
Seus restos fósseis estavam em ótimo estado de preservação, tanto que os cientistas conseguiram coletar todos os ossos do seu corpo, principalmente sua cauda extremamente exótica. Provavelmente o animal usava esse conjunto de “lâminas” como arma para se proteger dos predadores.