Paleontólogos confirmam que o Supersaurus foi o dinossauro mais longo que já caminhou sobre a Terra
Por sandro
Publicado em 18/11/21 às 16:53
O Supersaurus pode ter sido o dinossauro mais longo que já caminhou sobre a Terra, revela um estudo inédito apresentado no último dia 5 de novembro na Conferência Anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados.
A confirmação foi feita após a descoberta de novos fósseis, que permitiram aos cientistas medir com mais precisão o tamanho desse espécime, que supera em 6 metros o comprimento do Diplodocus, que até então era o rei com incríveis 33 metros de comprimento.
Segundo Brian Curtice, paleontólogo do Museu de História Natural do Arizona e líder da pesquisa, foi possível chegar a essa conclusão após sua equipe ter tido finalmente acesso a um “esqueleto decente”, ou seja, mais completo, onde puderam medir com mais precisão o tamanho deste espécime.
Como resultado, foi possível estimar com mais precisão que o Supersaurus media em média 39 metros de comprimentos do focinho a ponta da cauda, podendo chegar até a 42 metros em alguns casos. Sua cauda era a maior parte do seu corpo, com mais de 18 metros e seu pescoço tinha mais de 15 metros de comprimento.
O primeiro exemplar do Supersauro foi descoberto por Jim Jensen em 1972 em uma “salada de ossos” num sítio de escavação no Colorado (EUA). Inicialmente foi identificado nessa bagunça de ossos três dinossauros: o Supersaurus, o Ultrasauros e o Dystylosaurus. Mas após outros especialistas notarem inconsistências na analise preliminar de Jensen, confirmou-se que a “salada de ossos” pertencia apenas ao Supersaurus.
Juntando os dados de 1972 com novos achados, Brian Curtice pôde compor uma análise mais completa do Supersuarus, principalmente a confirmação de que eles foi o maior animal que já caminhou sobre a Terra.

