Issi_saaneq

Novo dinossauro de 214 milhões de anos é descoberto na Groenlândia

Autor

Por

Data

Publicado em 07/11/21 às 06:05

Uma equipe internacional de paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e do Museu de Lourinhã, em Portugal, anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro que dominou a região da Groenlândia a cerca de 214 milhões de anos atrás, durante o Triássico Superior.

Denominada Issi saaneq (“osso frio” no idioma Inuit da Groenlândia) o dinossauro era um herbívoro gigante, chegando a medir 13 metros de comprimento, 5 de altura e 1 tonelada de peso.

Issi-saaneq

Os fósseis do espécime foram encontrados em 1994 por paleontólogos da Universidade de Harvard, durante expedições à Groelândia, e foram atribuídos inicialmente ao Plateosaurus. Contudo, um novo estudo nos fósseis liderado por pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa e do Museu de Lourinhã, acabou revelando que não se trata de um Plateosaurus, mas sim de uma nova espécie.

Usando micro-tomografia computadorizada, que permitiu visualizar estruturas internas e ossos que ainda estavam cobertos por sedimentos, Victor Beccari, um dos autores da descoberta, encontrou várias diferenças anatômicas entre a descoberta e os atuais fósseis de Plateosaurus que o fez nomear os fósseis como pertencente a uma nova espécie.

Como resultado da sua dissertação de mestrado no curso de Mestrado em Paleontologia da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, sob a orientação de Octávio Mateus da mesma instituição, o autor formalizou a descoberta e publicou na última edição da revista Diversity, onde recebeu os créditos pela descoberta inédita.

Os dois crânios são únicos em muitos aspetos da sua anatomia, como as proporções e formas dos ossos, diz Beccari. Esses espécimes certamente pertencem a uma nova espécie, Issi saaneq.

dinossauro-cranioImagem/Reprodução

Deixe seu comentário

Deixe um comentário