Fósseis encontrados na Patagônia revelam complexa estrutura de rebanho à 193 milhões de anos
Por sandro
Publicado em 24/10/21 às 07:24
Dinossauros do grupo Sauropodomorpha, enormes herbívoros com longos pescoços, foram bem sucedidos na luta pela sobrevivência ao viverem em bandos, de acordo com um novo estudo publicado na revista Scientific Reports.
Fósseis encontrados na região da Patagônia, sul da Argentina, revelaram uma complexa e bem organizada estrutura de rebanho de uma espécie conhecida como Mussaurus patagonicus, que viveu a cerca de 193 milhões de anos atrás, com adultos cuidando dos jovens e compartilhando um local de nidificação com outros de sua espécie.
Segundo os pesquisadores, essa é a primeira evidência de rebanhos de dinossauros nesse período, mostrando que essas criaturas começaram a viver em comunidade muito antes do que os cientistas imaginavam. Ao todo cerca de 100 ovos e ossos de 80 jovens e adultos foram encontrados no local, todos muito próximos uns dos outros e separados em dinossauros juvenis, além de adultos sozinhos e em pares.
Essa segregação nos diz que não se trata de uma simples estrutura familiar, conta Jahandar Ramezani, co-autor do estudo.
São colônias com muitos dinossauros que, basicamente, estavam tomando conta dos jovens e dos ovos juntos, completa.
A localização, que foi datada em 193 milhões de anos, possuí apenas um quilômetro quadrado. A análise foi feita com imagens de raio-x, avaliando tanto o interior dos ovos como os fósseis de adultos, alguns chegando a pesar cerca de 1,7 toneladas.
Provavelmente, de acordo com os pesquisadores, esses dinossauros experimentaram um evento de morte em massa causado por uma seca severa, pois os sedimentos encontrados entre os fósseis indicam que o local era próximo a um lago de vida curta. Seus corpos foram posteriormente enterrados pela poeira trazida pelo vendo, poeira essa que contava também com cinzas vulcânicas, que possuem cristais minúsculos de zircão com altos níveis de urânio, que se transformam em chumbo com o passar do tempo.