Paleontólogos britânicos identificam duas novas espécies de espinossauros

Por

Publicado em 29/09/21 às 17:00

Paleontólogos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, anunciaram numa publicação na Scientific Reports, a descoberta de duas novas espécies de dinossauros na ilha de Wigth que dominaram a região a cerca de 145 milhões de anos atrás.

Segundo os pesquisadores, as espécies pertencem a um conhecido grupo de terópodes da família dos espinossauros, que tinham características que lhes permitiam caçar tanto na terra como na água. A estimativa é que eles mediam cerca de 9 metros de comprimento e pesavam mais de 6 toneladas.

O “nariz” de um Ceratosuchops inferodios, dinossauro descoberto da Ilha de Wight, ao sul da Inglaterra (Imagem: Chris Barker/University of Southampton/Reprodução)

No total, o conjunto fóssil usado na descoberta tinha cerca de 50 ossos, que foram recuperados por colecionadores e por uma equipe do Dinosaur Isle Museum.

De acordo com Darren Naish, um dos autores da descoberta, os dois holótipos, nomeados Ceratosuchops inferodios (Garça infernal com cara de crocodilo) e Riparovenator milnerae (Caçador da margem dos rios), estavam no topo da cadeia alimentar, dominando tanto terra como água. Em seu auge, eram os caçadores supremos, com uma dieta que incluía uma enorme variedade de presas aquáticas como também terrestres.

Ver Comentários