Pesquisadores revelam descoberta de nova espécie de dinossauro no Brasil
Por sandro
Publicado em 08/08/21 às 07:42
Pesquisadores revelaram nesta quinta-feira (5) a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileiro apontado como o parente mais próximo das aves. Nomeado Ypupiara Lopai, o novo dinossauro foi encontrado na cidade de Peirópolis, no Triângulo Mineiro, e pertence a família dos Dromeossaurídeos, cujos parentes mais famosos são os Velociraptors.
De acordo com o Museu Nacional, uma das quatro instituições científicas brasileiras responsáveis pelo estudo do fóssil, o achado é extremamente importante para a análise do passado geológico do Brasil, além de revelar novas informações sobre como algumas espécies de dinossauros evoluíram para aves.
Ainda segundo os pesquisadores, a estimativa é que o Ypupiara tinha de 2,5 a 3 metros de comprimento da ponta do focinho até a ponta da cauda. Alimentava-se de peixes e pequenos animais, como anfíbios e lagartos.
A cerca de 100 milhões de anos, com o aumento da umidade na região onde hoje é o Triangulo Mineiro, o espécime começou a se dispersar pelo Brasil, indo cada vez mais para o Norte e Oeste, em direção aos seus parentes na região dos Estados Unidos.
O trabalho tem por base dois ossos: uma maxila, com três dentes implantados, e um dentário que, infelizmente, foram perdidos no incêndio de 2018. O material permite concluir que se trata de um unenlagíneo. Muito provavelmente esses animais se alimentavam de peixes e pequenos animais, como anfíbios e lagartos, o que condiz com o cenário do Triângulo Mineiro entre aproximadamente 72-66 milhões de anos, perto do final do Cretáceo, que marca a extinção dos dinossauros não-aviários, informou o Museu Nacional.
Foto: Reprodução/artigo da revista Papers in Palaeontology
Devido o incêndio que destruiu o prédio principal do Museu Nacional em setembro de 2018, o espécime usado no estudo não pode ser recuperado. Os dados coletados foram obtidos em estudos anteriores e ainda estão sendo analisados.