Pesquisadores espanhóis descobrem nova espécie de dinossauro no país
Por sandro
Publicado em 11/07/21 às 07:41
Pesquisadores da Universidade Jaume, da Universidade de Valencia e do Grup Guix de Vila-real, identificaram uma nova espécie de dinossauro ao analisarem uma mandíbula descoberta em 1998 no sítio de escavação “Mas de Curolles-II”, um enorme cemitério pré-histórico localizado na Espanha.
De acordo com os pesquisadores, o dinossauro nomeado Portellsaurus sosbaynati, tinha aproximadamente oito metros de comprimento e pertence ao gênero Ornitópode estiracosterno, cujos parentes se assemelham ao famoso Iguanodonte. Viveu aproximadamente 130 milhões de anos atrás onde hoje é a Espanha e partilhou o ambiente com outros grandes herbivoros, como os populares hadrossaurídeos.
A identificação da nova espécie se deu por conta de duas características autopomórficas nos seus restos fósseis: a ausência de uma protuberância ao longo de uma parte do osso da mandíbula e uma cavidade profunda nunca antes vista em outros gêneros de dinossauros.
O espécime tinha ainda um conjunto de garras afiadas, algumas saindo de seus polegares e outras das pontas de seus dedos. Provavelmente, segundo os pesquisadores, elas teriam sido úteis para lutar contra predadores e “cortar” frutas. As garras não foram usadas para matar presas, já que o espécime se alimentava apenas de plantas.
25 dinossauros descobertos na Espanha
Segundo o site espanhol La Vanguardia, com a recente descoberta, a Espanha já conta com um total de 25 espécies de dinossauros descoberto no país. A maioria pertence a família dos hadrossaurídeos, grandes herbívoros dotados de três dedos e extremamente abundantes na região a cerca de 130 milhões de anos atrás.