Asteroide que causou extinção dos dinossauros ajudou a criar à Floresta Amazônica
Por sandro
Publicado em 18/06/21 às 16:55
Um dos eventos mais catastróficos que já aconteceram em nosso planeta, a extinção dos dinossauros, ajudou a formar a maior floresta do mundo, a Amazônica.
De acordo com um novo estudo publicado por cientistas do Instituto Smithsonian em parceria com várias universidades americanas, o asteroide que caiu na Península de Yucatán, no México, há 66 milhões de anos, ajudou a formar a gigante floresta Amazônica que antes era composta por árvores coníferas (grupo que inclui os pinheiros e as sequoias) e pequenas plantas rasteiras.
“Graças” ao impacto, que barrou parte dos raios solares, derrubou a temperatura média do planeta e resultou na extinção de 75% de todas as espécies presentes na Terra, incluindo os dinossauros, a floresta pôde de desenvolver de forma acelerada, tomando áreas cada vez maiores e se tornando mais densa com o passar dos anos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 50 mil registros de pólen fóssil e mais de 6 mil fósseis de folhas anteriores à queda do asteroide.