Ovos de crocodilo de 80 milhões de anos são encontrados no interior de São Paulo
Por sandro
Publicado em 13/06/21 às 08:27
Pesquisadores encontraram em um sítio no interior de São Paulo (Presidente Prudente) cerca de 20 ovos fossilizados de crocodilo da “Era do Dinossauros”.
O descoberta foi anunciada pelo paleontólogo Willian Roberto Nava, que informou que os ovos foram descobertos inicialmente no mês de fevereiro deste ano, mas só após analises foi possível comunicar a descoberta ao público.

Segundo Nava, a estimativa é que os ovos tenham de 70 à 80 milhões de anos e pertencem a uma espécie ainda não identificada de crocodilo da Era dos dinossauros.
Analises posteriores ajudarão a identificar qual espécie é essa, mas levará alguns meses até que os pesquisadores tenham a informação.
Para saber qual a espécie será preciso extrair uma parte da casca para análise laboratorial, o que vai ocorrer nos próximos meses. Isso porque não haviam crânios para ajudar na identificação, disse Nava.

Sítio Paleontológico
O local onde os ovos foram encontrados fica localizado entre o Parque dos Girassóis e o bairro São João, em Presidente Prudente. O local é famoso internacionalmente por conta das suas rochas ricas em fragmentos fósseis e já recebeu pesquisadores de vários cantos do mundo, incluindo Estados Unidos e Argentina.
Por se tratar de uma área rica em materiais fósseis, o espaço – descoberto há pouco mais de 15 anos – foi tombado pela prefeitura de Presidente Pudente em 2020 e agora conta com proteção da administração pública.
