Após 15 anos, cientistas confirmam descoberta do maior dinossauro da Austrália
Por sandro
Publicado em 08/06/21 às 18:34
Após quase 15 anos, cientistas australianos finalmente classificaram uma nova espécie de dinossauro que figura entre as 15 maiores criaturas que já caminharam sobre a Terra.
Intitulado Australotitan Cooperensis, o animal viveu durante o Período Cretáceo à cerca de 96 milhões de anos atrás onde hoje é a Austrália. Pesava cerca de 70 toneladas e chegava a medir 30 metros de comprimentos quando adultos.

Os primeiros fósseis do animal foram encontrados em 2006 em uma fazenda de criação de gado de Eromanga, no Estado de Queensland. Após 15 anos de minuciosa analise, onde foi preciso comparar as ossadas com outras espécies já conhecidas, os paleontólogos finalmente puderam classificar o animal como uma nova espécie, a maior que já caminhou sobre a Austrália.
O Australotitan aumenta a lista crescente de espécies de dinossauros exclusivamente australianos descobertas em Queensland e apresenta uma área totalmente nova para a descoberta de dinossauros na Austrália, avalia em comunicado, Scott Hocknull, um dos autores da descoberta.

O local onde o novo espécime foi descoberto é um verdadeiro santuário de fósseis de dinossauro. A área pertence a um casal – Robyn e Stuart Mackenzie – que passaram a se dedicar a escavações após inúmeras descobertas de fósseis em sua fazenda.
