Fósseis de dinossauros são encontrados durante obras no interior de São Paulo
Por sandro
Publicado em 03/06/21 às 07:19
Durante a construção de uma galeria para escoamento de água da chuva, próximo á uma praça de pedágio na Rodovia João Ribeiro Barros (SP – 294), próximo á Presidente Prudente, trabalhadores acabaram encontrando vários fósseis de dinossauros.
Os fragmentos estavam a cerca de 20 metros de profundidade e após serem detectados, as obras no local foram interrompidas e a concessionária responsável pela rodovia, a Eixo SP, entrou em contato com o Museu de Paleontologia de Uchoa, município situado no Estado de São Paulo, para que o recolhimento dos fósseis fosse feito.
O recolhimento dos materiais foi comando pelo paleontólogo Fabiano Vidoi Iori e pelo biólogo Leonardo Paschoa, ambos do Museu de Paleontologia Pedro Candolo (também na cidade de Uchoa). Segundo eles, os fósseis pertencem a um gigante titanossauro, um dos maiores dinossauros que já caminharam sobre a Terra e a um Abelissauro, grandes predadores que chegavam a medir 9 metros de comprimento.
Ainda no achado, foram encontrados ossos, escamas e dentes de crocodiliformes, além de escamas de peixes e restos de cascos e esqueletos de cágados, indicando que o local do achado era uma região formada por rios e lagos.
Dentre os fósseis coletados, temos peças bem importantes, em especial os fragmentos cranianos, que vão permitir investigar mais a fundo se as espécies descobertas são inéditas ou já catalogadas na região”, destacou o paleontólogo Fabiano Vidoi.

Todas as peças encontradas serão expostas para visitação no Museu de Paleontologia de Uchoa assim que o local retomar as atividades, que estão suspensas devido a Pandemia de COVID-19. Contudo, os fósseis não servirão apenas para exposição, sua analise e estudo permitirá aos cientístas descobrirem mais detalhes de como era a região a cerca de 70 milhões de anos atrás.
