Sauropode-Australia

Fósseis encontrados no outback de Queensland pertence a uma nova espécie de dinossauro

Autor

Por

Data

Publicado em 26/05/21 às 07:29

Uma equipe de paleontólogos australianos desenterraram do árido solo de Queensland, estado localizado no nordeste da Austrália, restos fósseis de uma possível nova espécie de dinossauro.

De acordo com Robyn Mackenzie, diretora e paleontóloga do Museu de História Natural de Eromanga, o achado pertence a um grande dinossauro comedor de plantas, conhecido como saurópode. Inicialmente as equipes encontraram as vértebras do animal, mas como apenas um metro de terra foi escavado, há grandes chances de encontrar mais restos mortais.

Há uma boa chance de que seja um novo dinossauro. A maioria das coisas encontradas na Austrália em termos de dinossauros têm uma chance muito boa de serem novas para a ciência por causa da natureza de como estivemos separados de Gondwana e da América do Sul por tanto tempo, disse Mackenzie.

É muito emocionante … provavelmente vai ser o mais jovem dinossauro do país. É de um grande comedor de plantas, conhecido como saurópode.

Robyn-MackenzieRobyn Mackenzie, diretora e paleontóloga do Museu de História Natural de Eromanga, mostra um osso de dinossauro.

O local dos ossos foi descoberto pela primeira vez em 2018 pelo filho e nora de Mackenzie, que viram ossos saindo da terra enquanto reunia o gado.

Pode levar de três a cinco anos para que o local seja todo escavado e provavelmente a equipe de escavação poderá encontrar novas espécies além do saurópode, já que a área toda é um verdadeiro sitio arqueológico.

Como os solos da idade certa foram expostos, encontramos ossos de dinossauros no topo do solo. Essa é a chave para encontrar mais ossos debaixo do local.

Estes são alguns dos campos de dinossauros mais ricos da Austrália, finalizou Mackenzie.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário