Paleontólogos encontram nova espécie de dinossauro no México
Por sandro
Publicado em 19/05/21 às 12:03
Paleontólogos mexicanos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro que habitava a região norte do México a cerca de 73 milhões de anos atrás.
Intitulado Tlatolophus galorum, o novo espécime foi escavado no município de General Cepeda, em Coahuila. Primeiramente os paleontólogos descobriram sua cauda e escavações posteriores resultaram na descoberta do crânio, da sua crista – de 1,32 metros – além de ossos de várias partes do seu corpo, o que permitiu definir que se trata de uma nova espécie.
Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah), o animal provavelmente morreu em um corpo de água rico em sedimentos, o que explica a “boa” preservação dos seus ossos. Graças a isso foi possível fazer uma ilustração artística do espécime, que pesava cerca de 4 toneladas e chegava a medir até 12 metros de comprimento.
Há 72 ou 73 milhões de anos, um dinossauro herbívoro colossal morreu no que deve ter sido um corpo de água rico em sedimentos, de forma que seu corpo foi rapidamente coberto pela terra e pôde ser preservado ao longo das eras, destacou o instituto ao AFP.