Estudo indica que alguns dinossauros cresciam “como às árvores”

Por

Publicado em 19/05/21 às 12:06

Pesquisadores do Museu de História Natural dos EUA publicaram um estudo na revista Biology Letters sobre a descoberta de que alguns dinossauros tiveram um processo de crescimento bastante semelhante as árvores.

Segundo a pesquisa, algumas espécies de dinossauros, como o Massospondylus Carinatus, passaram por fases de crescimento de maior ou menor intensidade dependendo de sua saúde e de seu habitat. Na pratica, com melhores condições, estes dinossauros poderiam praticamente dobrar de tamanho.

https://twitter.com/techgateorg/status/1392489511221972996

​Fósseis: os ossos de dinossauros sul-africanos de 200 milhões de anos revelaram que cresceram de forma variável, como uma árvore.

Assim como os humanos, a maioria dos animais crescem de forma constante durante um determinado período biológico. No entanto, o Massospondylus foi contra essa regra. Seu crescimento era semelhante às árvores, dependia diretamente de fatores ambientais, como dieta e clima.

O padrão de crescimento esporádico destes dinossauros é devido a sua estrutura óssea única, em que existem “anéis de crescimento” como em muitas espécies de árvores, explicam os autores da pesquisa.

Crânio de Massospondylus

Em resumo, em anos com melhores ofertas de comida, o Massospondylus aumentava de peso em um ritmo bastante acelerado. Porém, em épocas menos afortunadas, o espécime – que viveu no Período Triássico, a cerca de 200 milhões de anos – reduzia e até parava de crescer para economizar energia.

Ver Comentários